Tipos de discursos
Discurso científico;
O discurso científico é essencial para a ciência; romper com as opiniões, com o imediatismo, com a ordem do real e buscar a objetividade e universalidade faz parte da constituição da ciência e sua diferenciação em relação aos demais saberes, ao cotidiano e ao senso comum.
Formação discursiva e assujeitamento do cientista.
Verdade e não-verdade: o silêncio e a constituição de sentidos.
A produção do sentido no discurso da ciência: relações de poder.
Trazer a verdade sempre em todos os sentidos.
Discurso lírico
O texto lírico é aquele que, recorrendo a um discurso denso, expressivo, breve e conciso, permite, artisticamente e com musicalidade e ritmo, exprimir asemoções, os sentimentos, os desejos ou os pensamentos íntimos que nascem ou se apresentam ao espírito, ou seja, ao mundo interior do "Eu".
Os versos agrupam-se em estrofes ou estâncias. sem preocupações espácio-temporais, revela o seu olhar sobre o mundo.
Aprofunda assuas vivências emocionais, os seus estados de alma, reflexões, concepções e sentimentos.
Discurso de formatura
Agradecimento às pessoas que compareceram à solenidade,
Agradecimento aos pais e parentes que contribuíram para aquele momento de conquista,
Agradecimento aos professores. Durante os agradecimentos aos professores cabem algumas brincadeiras, como imitações ou histórias que tenham marcado determinadas aulas ou o relacionamento com os alunos.
Atenção, brincar não significa humilhar ou ridicularizar, pois esse comportamento poderá comprometer o brilho da festa e até a boa imagem do grupo. Portanto, tudo deve ser feito com bom gosto e na medida certa.
Comentar sobre as expectativas que tinham ao chegar ao curso, sobre as amizades que fizeram e o quanto puderam aprender. Aqui também cabem algumas brincadeiras mencionando fatos curiosos ocorridos com os colegas.
Comentar sobre a aplicação que o curso que estão concluindo terá no mercado de trabalho.
Comentar,