Qualidade de vida no trabalho
“Este Projeto Multidisciplinar de Aprendizagem tem o objetivo de fazer uma pesquisa ampla e abrangente da qualidade vida na organização, salientando a importância de implantar projetos que proporcionam uma vida qualitativa e auxiliando na prevenção e redução de colaboradores na organização. Identificando problemas emocionais e psicológicos para auxiliar no comportamento do colaborador e trazendo lucro tanto para o individuo quanto para a organização. Estudos comprovam que existem outras formas de motivar o colaborador como às premiações e o reconhecimento, que estimulam e proporcionam um clima agradável nas organizações. O profissional da área de recursos humanos pode contar com a ajuda da ergonomia que contribui para o planejamento e projeto de tarefas, verificando as necessidades de se trabalhar em um ambiente que não apresenta boas condições como iluminação, e mobílias adequadas, fazendo o colaborador se sentir mal por não estar bem acomodado em seu local de trabalho tornando o ambiente desagradável.
Esta pesquisa apresenta citações de teóricos e estudiosos no assunto que salientam a importância de programar o alinhamento das idéias sobre as necessidades que existem nas organizações. Procura-se apresentar uma discussão para solucionar diversas adversidades que geram desmotivação e desgastes no cotidiano do clima organizacional. Pesquisaremos teorias que enriquecem o conhecimento e comportamento dentro da organização tais como, Maslow,Herzberg e Gardner.
Esta pesquisa consiste na investigação de implantar um projeto de qualidade vida, como cultura organizacional suas definições e o reconhecimento da importância que se difere no mundo corporativo. Estes fatores explicam a diferença entre o homem e a máquina, mostrando que o homem desempenha melhor suas tarefas com saúde, motivação e recompensas, observando assim a auto-estima elevada para o aumento dos resultados. Pesquisaremos importantes pontos que interferem na qualidade de vida tais como: