Qualidade de vida no trabalho
Este projeto refere-se ao tema de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Sendo assim, definem-se como os colaboradores relacionam o seu ambiente de trabalho com um padrão de qualidade de vida, em que eles possam se sentir bem, consequentemente, aumentando a sua capacidade produtiva.
O estudo tem como delimitação a produtividade com a qualidade de vida, aumentando a produção, com isso, proporcionando ao colaborador benefícios no qual ele irá se sentir recompensado e trabalhará com mais empenho e o produto sairá com maior qualidade. Pode-se definir qualidade de vida no trabalho, conforme Fernandes (1996, p.46) “A gestão dinâmica e contingencial de fatores físicos, tecnológicos e sociopsicológicos que afetam a cultura e renovam o clima organizacional, refletindo-se no bem estar do trabalhador e na produtividade das empresas”, ou seja, empresas que se preocupam em oferecer um ambiente propício, agradável para seus colaboradores, devem estar atentas a todos os aspectos que envolvem o ser humano. Não existe um modelo adequado de qualidade de vida, pois depende da organização e das pessoas que dela fazem parte. Cabe aos gestores identificar através de métodos de pesquisa o que melhor se adéqua e quais ações propiciam melhores resultados para seus colaboradores e para a empresa.
1.1 Problema de pesquisa
As empresas que não conhecem os benefícios da produtividade com qualidade acabam tendo uma alta rotatividade de colaboradores, prejuízos pela falta de mão de obra qualificada e o investimento financeiro e de tempo para treinamento de novos colaboradores.
Diante disso, quais os benefícios da qualidade de vida no trabalho para os colaboradores e para as empresas?
1.3 Objetivos
1.3.1 Objetivo geral
Analisar os benefícios da qualidade de vida no trabalho para os colaboradores e para as empresas.
1.3.2 Específicos
a) Pesquisar teoricamente o tema escolhido;
b) Descrever a importância da qualidade de vida no