Qualidade de vida no trabalho
RESUMO
A qualidade de vida no trabalho é um dos novos desafios para a administração contemporânea. Ela afeta diretamente a vida dos indivíduos e consequentemente os resultados das organizações. Este trabalho tem como objetivo apresentar os fatores que influenciam a qualidade de vida no trabalho, abordando as dificuldades e insatisfação dos colaboradores e aproveitando para enfatizar a busca pela qualidade total, já que cada vez mais há a necessidade das empresas se manterem competitivas no mercado. Assim percebe-se a importância de fatores como: igualdade de oportunidades, identidade da tarefa, remuneração justa, feedback, entre outros.
Empresas do Mundo inteiro estão mudando suas atitudes no que se refere à aplicação da qualidade de vida em seu dia a dia, fazendo com que seus colaboradores se sintam cada vez mais parte da empresa.
PALAVRAS-CHAVE: Gestão de Pessoas; Satisfação ; Indivíduo; Organização; Compromisso.
1.O QUE É QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO?
França (1997) afirma que: “Qualidade de vida no trabalho é o conjunto das ações de uma empresa que envolve a implantação de melhorias e inovações gerenciais e tecnológicas no ambiente de trabalho”. A autora considera que a sociedade vive novos paradigmas de modos de vida dentro e fora da empresa, gerando, consequentemente, novos valores e demandas de Qualidade de Vida no Trabalho. Ela acredita que a QVT, além de ser um componente indispensável para a melhoria da produtividade e competitividade, também é crucial à sobrevivência de toda e qualquer empresa. Em acréscimo, a despeito da abrangência do termo, a autora distingue QVT como uma tecnologia a ser utilizada pelas organizações com o intuito de renovar suas formas de organização, fazendo com que o nível de satisfação e qualidade de vida das pessoas seja elevado concomitantemente com a produtividade. Para alcançar suas metas e ser competitiva, a Organização