Periodização no voleibol
O voleibol foi criado por volta de 1891, pelo americano William G. Morgan, o qual era diretor de educação física da Associação de Moços (ACM) na cidade de Springfield, Massachusetts, nos Estados Unidos. Logo que criado, o voleibol obteve uma boa aceitação e por volta de 1916, a Ásia, América do Sul e Europa, já praticavam o esporte.
O desporto provavelmente foi o que mais evoluiu com suas regras, sem perder sua essência. A evolução foi adaptando-se às exigências dos novos tempos, aos novos métodos de treinamento e hoje é um dos desportos que tem mais aceitação no país.
Por ser um desporto que possui sua plasticidade, beleza e um número grande de ações motoras ofensivas e defensivas, leva a um grande interesse ao público, principalmente aos jovens.
No entanto para que se alcance isso tudo que o voleibol oferece, são necessários anos de preparação e planejamento sistematizado, onde no esporte estão relacionados os estudos científicos a cerca do desempenho físico, psicológico e motor dos atletas, além dos conhecimentos do treinador. Para que esse conjunto tenha um bom desempenho, antes de tudo, é necessária a dedicação e a entrega de todos aqueles envolvidos no processo.
A partir da década de sessenta, ocorreram às primeiras idéias sobre o planejamento sistematizado, ou seja, a periodização. A periodização compreende a divisão da temporada de treino, com períodos particulares de tempo, contendo objetivos e conteúdos bem determinados (MATVEEV, 1997). Através dessas idéias a periodização passou a ser um fator básico para a obtenção dos melhores resultados e, consequentemente, do sucesso esportivo (VERKOSHANSKI, 1998). Assim a periodização busca a melhor forma esportiva no período mais importante do calendário esportivo.
OBJETIVO
OBJETIVO GERAL
Elaborar uma periodização esportiva baseada no modelo tradicional de Matveev a ser utilizado na modalidade voleibol.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Elaborar uma periodização