Qualidade de vida de docentes do ensino fundamental de um município brasileiro
Introdução No decorrer do projeto, se observou um distanciamento do profissional da educação e aluno, bem como situações adversas de relacionamento interpessoal,condições de vida ,trabalho e respeito dentro e fora da sala de aula. As queixas mais comuns dos professores relacionam-se com o uso da voz , com a postura corporal , problemas psicossomáticos e de saúde mental, agravados pela indisciplina dos alunos e falta de reconhecimento e valorização perante a sociedade. Por entender o professor como principal canal de comunicação entre conhecimento e alunos e também, enquanto profissional envolvido com a formação do senso crítico e a construção da cidadania, sentiu-se a necessidade de explora tais questões.
Objetivo A presente investigação pretende conhecer alguns aspectos da multidimensionalidade da Qualidade de Vida, tendo como público-alvo professores do ensino fundamental de uma escola municipal de Uberaba, Minas Gerais, Brasil, através de um questionário estruturado e validado para português do Brasil (SF-36).
Quadro teórico A Qualidade de Vida (QV ) pode ser entendida como: “(...) grau de satisfação encontrado na vida familiar, amorosa, social e ambiental e a própria estética existencial”. O acelerado processo de globalização dos últimos anos tem configurado novas demandas no processo de formação de crianças e