Construção de Cenários
VAREJO NO MERCADO BRASILEIRO1
Itamar Pacheco da Silva
Orientador: Prof. Dr. Fábio Lotti Oliva
Resumo
Tema de grande preocupação dos gestores, o futuro incerto e imprevisível prejudica a tomada de decisão. Será que essas decisões estratégicas escolhidas e decididas agora direcionam a empresa para o rumo desejado no futuro?
Em um ambiente de constantes transformações econômicas e políticas e com o avanço tecnológico, as empresas devem ser ágeis para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que aparecem.
Dentro desse contexto, surge a teoria de cenários, que procura auxiliar nessas decisões do administrador. Este trabalho propõe enumerar as principais teorias, relatando os diversos métodos existentes para a construção dos mesmos; descrevendo a história de seu surgimento e o seu posicionamento dentro do planejamento estratégico das empresas; e realizando um breve comparativo das teorias de cenários.
No estudo de caso realizado, construiu-se um cenário para o Banco Nossa Caixa utilizando-se a teoria da Lógica Intuitiva como base. Levou-se em consideração as principais forças motrizes e fatores-chave identificados para o banco. Assim, arquitetaram-se os possíveis cenários para o Banco Nossa Caixa.
Ao mostrar a aplicabilidade do uso de cenários para identificação de pontos fortes e fracos e de problemas na estruturação da principal decisão estratégica da empresa, facilita-se a tomada de decisão pelo administrador.
PALAVRAS CHAVES: teoria de cenários, planejamento estratégico, estudo de caso, bancos. Introdução
Num ambiente de constantes transformações econômicas e políticas e com o constante avanço tecnológico, as empresas devem ser ágeis para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que aparecem.
Dentro desse contexto, surge a necessidade de instrumentos que auxiliam o tomador de decisão, sendo a análise de cenário um importante meio de avaliar os riscos e