ORGANIZA O E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
EQUIPE:
.Carlos Gonçalo Nascimento da Rocha- RA: 7925687395
.Dilermando Hora Menezes RA7702648374
.Magna Lourenço dos Santos RA 432427
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Tutora: Prof.ª. MARIA ROSIMEIRE FARIAS
ARACAJU – SERGIPE
2015
INTRODUÇÃO
Como em toda Atividade Prática Supervisionada, mais uma vez, o grupo tenta alcançar o ápice no nosso trabalho, desta feita trataremos do conteúdo das Diretrizes Curriculares Nacionais, passando pela produção de um trabalho, detalhando a organização do ensino brasileiro, mostrando as responsabilidades dos órgãos estaduais, municipais e principalmente do Ministério da Educação MEC.
Por falar em organização, as famílias, as instituições e a sociedade como um todo são responsáveis pela infância e realizam ações que se complementam. Não devendo em momento algum, existir qualquer substituição, pois todas são de grande relevância na Educação Infantil.
As crianças ao iniciar sua trajetória de vida, têm direito a saúde, amor, EDUCACÃO e segurança, parâmetros que constituem um forte alicerce para o suporte das fases posteriores de desenvolvimento.
Aduz a Constituição do Brasil em sua Seção I – da Educação, o artigo 205 destaca que:
A Educação direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Portanto, partindo da premissa que a educação deve ser essencialmente lúdica e prazerosa, o prazer de descobrir a vida coloca as crianças em contato com uma variedade de estímulos e experiências que propiciam seu desenvolvimento integral, fundamentada em variadas ações. Essas ações são desenvolvidas e fundamentadas numa concepção interdisciplinar e totalizadora, existindo dois pontos de grande significação:
1º O pleno desenvolvimento da pessoa, constante na CF/88