Qual dimensão humana é privilegiada na sociedade contemporânea
Humboldt contribuiu para o estudo da botânica dando base para o campo da biogeografia, foi um dos primeiros a descobrir que as terras que fazem fronteira com o atlântico eram unidas, com a America dos sul e áfrica, etc. Contribuiu no campo da geografia física, Humboldt seguiu a corrente do idealismo romântico alemão, também influência na arte e literatura, pois na arte vez com que os pintores passassem a desenhar o que era visto de forma clara não inventada.
Carl ritter foi um dos percussores da geografia moderna, fundou a sociedade geográfica de Berlim, foi o primeiro professor regular fixo de uma universidade, sua corrente filosófica era a do naturalismo. Os métodos de ritter eram de estabelecer a base de um conhecimento geográfico cientifico, nos moldes das ciências naturais destacou as influencias da natureza sobre a historia humana, tendo chegado a propor que o estudo dos elementos naturais é importante para a geografia somente na medida em que serve de base para o estudo do homem, permitiu o estudo através das viagens, das cartografias mais aprofundadas, formalizou junto com Humboldt a geografia moderna. Desenvolveu o principio da analogia ou geografia geral, comparando diversas paisagens da terra, chamando atenção para suas semelhanças e diferenças.
Ratzel defendia o entendimento da geografia para se ter. Busca a melhor compreensão do espaço e se ter uma ferramenta de grande apoio para a expansão territorial, para Ratzel a perda de um território aponta a decadência de uma sociedade, para a sociedade avançar, ela precisa conquistar novas terras, contribuiu para o entendimento do homem com a terra, a corrente filosófica seguida é o darwinismo, sendo assim contribuindo para a concepção do determinismo geográfico ou seja relação entre o “ser” e “meio”. Desta forma, o pensamento de Ratzel teve um papel de mudança paradigmática nas concepções geográficas. Através de mudança de inter-relação e conexão