Senhora
Aurélia Camargo: Mulher sedutora e rica, quer se vingar de Fernando Seixas, que a desprezou quando era pobre. Ela se torna fria e vingativa, mas em momento algum consegue disfarçar seu verdadeiro sentimento por Seixas.
Fernando Seixas: Homem de família simples, aparenta, em público, a distinção e as posses de um cavalheiro. A falta de dinheiro o conduz a acreditar que a única maneira de evitar a ruína final é casando-se com um bom dote. Depois do casamento por interesse, ele passa a ser humilhado e é isso que faz com que ele se arrependa e resgate o dinheiro pago por Aurélia.
Lemos: Tio e tutor de Aurélia. A mudança psicológica deste personagem é nítida em relação à Aurélia, pois antes de se tornar rica ele mal se importava com ela, mas depois que soube que ela havia enriquecido passa a tratar de uma forma diferente.
Mariquinhas: Irmã mais velha de seixas, é capaz de todos os sacrifícios para que o irmã tenha uma boa vida.(Não há mudanças físicas e psicológicas).
Nicota: Irmã caçula de Seixas, também passa horas na costura para manter a casa, enquanto o irmão sai para bailes e teatros. (Não há mudanças físicas e psicológicas).
D. Camila: Mãe de seixas. Viúva, costura para fora para manter a casa e o padrão de vida do filho. (Não há mudanças físicas e psicológicas).
D. Firmina: Senhora que faz o papel de “guarda-moça” de Aurélia, acompanhando a moça nas festas e compras. (Não há mudanças físicas e psicológicas).
D. Emília Camargo: Mãe de Aurélia e irmã de Lemos, é abandonada pela família as se casar com Pedro sem o consentimento dos parentes. (Não há mudanças físicas e psicológicas).
Pedro Camargo: Pai de Aurélia e filho natural do fazendeiro Lourenço Camargo. (Não há mudanças físicas e psicológicas).
Lourenço Camargo: Avô de Aurélia, lhe deixa de herança toda sua fortuna. Este personagem que era contra o casamento de Pedro e Emília por ela ser pobre, sofre uma grande mudança após a morte de seu filho e o descobrimento