Nossa Senhora
O Convento situava-se extra-muros e, na zona que hoje chamamos Sacavém de Baixo, em morro sobranceiro ao rio Trancão.
Embora seja escassa a documentação sobre Sacavém de Cima, sabemos, no entanto, que se tratava da aglomeração mais antiga e intra-muros. Porém, não restam quaisquer vestígios de castelo ou muralhas dessa parte alta do povoado medieval, onde se situava a igreja matriz muito próxima da Ermida de Santo André, actualmente designada por Nossa Senhora da Saúde e em cujas redondezas, por volta de 1940, se encontraram abundantes ossadas aquando da canalização de águas no local.
Sabemos, entretanto, que o terramoto de 1755 destruiu quase totalmente esta freguesia, arruinando a dita igreja matriz que abateu, passando a sede paroquial para a Ermida de Nossa Senhora da Vitória, provisoriamente até se instalar na igreja do Convento em Sacavém de Baixo, onde se encontra actualmente.
Nossa Senhora, A antiga
A IMAGEM DA Santíssima Virgem encontrava-se em uma cpela lateral da Catedral de Sevilha na Espanha. Essa catedral foi reconstruída no século XIV, conservando-se a imagem, que, assim, veio a chamar-se Santa Maria , a Antiga, quer dizer, da antiga catedral.
Santa Maria, a antiga, foi a primeira devoção chegada no Panamá em 1510.