SENHORA
1°
SENHORA José de alencar
2°
-Senhora é um dos romances do escritor José de alencar
-Foi criado em 1875.
-No livro o autor mostra a hipocrisia da sociedade daquela época.Através do romance entre Aurélia Camargo e Fernando Seixas,o autor leva o leitor a refletir a respeito da influência do dinheiro nas relações amorosas,e principalmente,sua influencia nos casamentos da época.
3°
Personagens:
Aurelia camargo (senhora)
-Uma mulher diferente de todas as outras daquela época.Descando-se por sua beleza e pela sua maneira de agir e de pensar.Colocava-se defronte a algumas regras da sociedade as quais não lhe agradavam.Aurélia a todos pode dominar e tem tudo oque quer.Era educada,delicada,corajosa,informada e inteligente, era alguém que com certeza nasceu para a riqueza e para a alta sociedade e talvez a caracteristica que consideramos a mais importante e pode ser a explicação do sucesso no domínio das pessoas:sua frieza e seu autocontrole
4°
Fernando Seixas Uma importante característica de Seixas é o enorme contraste entre a sua vida social que levava na alta sociedade e a que tinha em casa com sua família. Seixas era um homem de classe, que possui bens caríssimos, só disponíveis às pessoas da mais alta sociedade. Fernando era fino, nobre, elegante, educado e extremamente inteligente ,carinhoso, e sabia perfeitamente como tratar as irmãs (que o bajulavam a toda hora e brigavam ciumentas por ele).
5°
Lemos Era baixo, não muito gordo, mas rolho e bojudo como um vaso chinês. Era vivaz, extremamente alegre e confiante. Lemos era ainda um velho otimista, principalmente nos negócios que costumava fazer, e sabia perfeitamente conduzir uma transação, mesmo que esta não se acomode em bons resultados de início.
6°
D. Firmina – mãe de encomenda de Aurélia que lhe fazia companhia nas festas e compras.
D. Emília – mãe de Aurélia e irmã de Lemos a quem este abandonou por ter-se casado com o Pedro Camargo.
Pedro Camargo - pai