SPDA – SISTEMA DE PROTEÇÃO DE DESCARGA ATMOSFÉRICA
24/03/2011
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo geral o estudo sobre Segurança do Trabalho, mais especificamente sobre o SPDA Sistema de Proteção de descarga Atmosférica. Foi elaborado através de pesquisas bibliográficas, tendo como fonte principal de consulta a Norma Regulamentadora (NBR-5419) que trata da Descarga elétrica de origem atmosférica entre uma nuvem e a terra ou entre nuvens, consistindo em um ou mais impulsos de vários quilo-amperes. A pesquisa foi relevante para o aprendizado e melhor entendimento das disciplinas abordadas em sala de aula, tendo reforçado a assimilação de conceitos, agregou conhecimento mais abrangente sobre o assunto e melhor entendimento da Legislação e suas diretrizes de funcionamento do processo em solos de alta resistividade. As instalações de aterramento podem interceptar correntes fluindo pelo solo, provenientes de descargas atmosféricas ocorridas nas proximidades. O SPDA prioriza a prevenção de acidentes causados por raios, contribuindo significativamente pela preservação da saúde e integridade física das pessoas.
Palavras-chave – SPDA. Norma Regulamentadora NBR-5419. Segurança.
1 INTRODUÇÃO
A preocupação das pessoas com a sua segurança pessoal, tanto em casa quanto nas ruas é cada vez mais necessária em épocas de chuvas seguidas de trovoadas.
O objetivo do sistema de proteção de descargas atmosféricas é proteger, minimizando os riscos de choques por raios nas pessoas, instalações, equipamentos e sistemas elétricos e eletrônicos.
O Brasil é o país no qual mais se registra o acontecimento de raios em todo o mundo. Por ano, cerca de 50 milhões de raios atingem o território brasileiro, estima o Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. É o dobro da incidência nos Estados Unidos, por exemplo. Cada descarga representa um prejuízo de R$ 10 para o setor de energia. Ao todo, os raios causam um