Qual dimensão humana é privilegiada na sociedade contemporânea?
RA:
1112449
Qual dimensão humana é privilegiada na sociedade contemporânea?
A sociedade contemporânea, muitas vezes é insegura e cheia de incerteza sobre a questão de valores: os pontos de referência acabam ficando instáveis, gerando crise e confusão. Para o homem fica muito mais difícil atuar e identificar, em última instância, “o que vale a pena” e dedicar-se a isto; o afastamento dessas questões mais essenciais como o porquê da existência, um sentido ou causa à qual entregar a vida, provoca o esquecimento ou inexistência desses critérios para orientar e sustentar decisões ou ações: “a modernidade destruiu a metafísica do ser e terminou autodestruindo a metafísica do sujeito. Resta uma débil ontologia na qual a realidade é substituída por sua representação. (...) Diante do vácuo do simples rechaço, a educação precisa ‘encontrar o fundamento’ tanto para uma compreensão da realidade quanto para orientar e justificar as nossas próprias ações.” (Garcia Hoz 1988, p. 119).
Qual dimensão do ser humano e a sua área de formação mais privilegia?
A área de formação mais privilegia creio eu ser a da psicológica, pois não podemos viver sozinhos - temos que conviver uns com os outros, em comunhão. Hoje em dia as pessoas vivem em uma correria sem tempo pra nada e ninguém se tornando assim solitários e isso trás sofrimento a elas.
Uma exigência fundamental para se gerar a possibilidade de encontro é buscar e compartilhar valores: quando as pessoas dirigem-se e empenham-se para atingir o objetivo último do trabalho que fazem juntas, que é a realização do bem comum, coloca-se a caminho, cada uma com sua contribuição, para a construção de uma nova realidade comum.
Quais os danos que a falta de totalidade na compreensão do ser humano pode causar?
A dificuldade do homem contemporâneo de tomar consciência de si mesmo, de posicionar-se diante da realidade e a experiência frequente de indecisão, são consequências