Pedagogia
HISTÓRIA
Através da leitura do texo PCNS de História, estudamos os tempos cronológicos da História e suas definições. Apurando o que é fato histórico, sujeito histórico e tempo histórico.
Os diferentes conceitos de fato histórico, sujeito histórico e tempo hsitórico refletem distintas concepções de História e de como ela é estruturada e constituída. Orientam, por exemplo, na definição dos fatos que serão investigados, os sujeitos que terão a voz e as noções de tempo histórico que serão trabalhadas.
Os ritmos da duração dos acontecimentos indicam a velocidade as quais as mudanças ocorrem. Assim, apresentamos três tempo.
Tempo Breve: Que corresponde a um momento preciso, marcado por uma data. Ex: assinatura de um acordo, uma greve, a exposição de uma coleção artística, fundação de uma cidade.
Tempo conjuntura: É aquele de longa duração e pode ser apredido durante uma vida. Ex: período de uma crise econômica, duração de uma guerra, permanencia de um regime político, efeito de uma epidemia e de uma lei.
Tempo estrutura: Considerado como imutável, aquele cuja as mudanças que ocorrem na sua extensão são quase imperceptíveis nas vivências contemporâneas das pessoas. São hábitos religiosos e de mentalidades que perduram, o uso de moedas nos sistema de trocas, as convivências sociais em organizações como as cidades.
A transposição dos métodos de pesquisa da História para o ensino de História propicia situações pedagógicas privilegiadas para o desenvolvimento de capacidades intelectuais autônomas do estudante na leitura de obras humanas, do presente e do passado. A escolha dos conteúdos, por sua vez, que possam levar o aluno a desenvolver noções de diferença e de semelhança de continuidade e de permanência, no tempo e no espaço, para a constituição de sua identidade social, envolve cuidados nos métodos de ensino.
Assim, esses estudos da história dos grupos de convívio e nas suas relações com outros grupos e