A TRABALHO DE CLAUDIA
Maria de Lourdes da Costa Santos
Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social IV
Aracati-Ceará
2015
Maria de Lourdes da Costa Santos
Trabalho apresentado como requisito para avaliação da disciplina de Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social IV do curso de Serviço Social da Faculdade do Vale do Jaguaribe-FVJ.
Orientador: Vanessa Saraiva Nogueira
Aracati-Ceará
2015
INTRODUÇÃO
O presente trabalho, vem apresentar um breve resumo sobre a palestra ministrada pela professora Pós-Doutora Alba Maria Pinho de Carvalho que teve como teve “A vida social na contemporaneidade: O pensar crítico como desafio do tempo presente”. A palestra teve como foco principal o pensar crítico sobre a produção do pensar crítico, a reflexão substantiva em uma aproximação analítica da realidade contemporânea nos movimentos de sua complexidade, reflexão epistemológica da própria produção do pensamento crítico em tempos líquidos em que a crítica se faz um bem raro.
As questões de como a vida acontece nos dias atuais em um mundo que nos envolve em seu ritmo acelerado com novas formas de viver e conviver onde a tecnologia e as máquinas nos conectam com o mundo ao mesmo tempo que nos distância da realidade.
“A vida social na contemporaneidade: O pensar crítico como desafio do tempo presente”.
O pensar crítico é uma exigência do mundo presente sendo condição indispensável ao teórico metodológico do Serviço Social, problematizar, construir caminhos metodológicos, buscando entender a questão social na contemporaneidade. Essa é uma demanda sócio histórica. O mundo social emerge das profundas transformações contemporâneas que movimenta esse mundo para encarar esse constante movimento é necessário compreender como acontecem os fenômenos que nos leva a encarnar novas conexões de tempo e espaço.
Vivemos um tempo em que a tecnologia tem tomado cada vez mais espaço em