o homem no ser pluridimensonal
Na sociedade contemporânea ( capitalista) a dimensão privilegiada é a da manutenção do poder. O individualismo leva as pessoas a viverem de uma maneira egoísta e egocêntrica, onde cada vale ou é valorizado pelo que produz ou pelo seu poder de consumo. As pessoas estão reduzidas a verdadeiras peças de xadrez onde ganhar significa reconhecer atrativos sem valores existenciais. Na visão capitalista, o homem dedica-se a uma vida sem perspectivas, sem objetivos sócias,pautada na luta pelo poder econômico que advêm sempre do lucro exagerado,e da regressão no campo social e político. As desigualdades são gritantes ( repartições de rendimentos) .
2) QUAL DIMENSÃO DO SER HUMANO E A SUA ÁREA DE FORMAÇÃO MAIS PRIVILEGIADADA?
Na minha área de formação original – a educação, as dimensões mais privilegiadas são a psicológica e a social, onde tenho como missão o compromisso com a formação do ser humano integral, levando-o a compreender sua realidade e a descobrir-se como agente transformador desta mesma sociedade.
3) QUAIS DANOS QUE A FALTA DE TOTALIDADE NA COMPREENSÃO DO SER HUMANO PODE CAUSAR?
O homem é um ser único. Indivisível. Suas dimensões biológica, psicológica, social e espiritual precisam estar envolvidas dentro da essência do próprio ser.
A harmonia entre as dimensões é uma gualidade construtiva do ser humano. É condição para um completo desenvolvimento, quando esta totalidade deixar de ser valorizada,quando o homem encontra-se fragmentado perde seu lugar , sua valorização e seu papel social.