Qual 2k
Dentre os recursos naturais fundamentais, a água é o que possui maior destaque, pois sua disponibilidade é necessária a todo tipo de vida no planeta, bem como para a maioria dos meios de produção. A disponibilidade de água significa não somente que ela seja suficiente em quantidade, mas também que sua qualidade seja satisfatória para que as necessidades básicas sejam supridas (CASAGRANDE, 2011).
Os cursos d’água possuem capacidade natural de depurar a matéria orgânica, já que os rios são ecossistemas predominantes heterotróficos e possuem uma gradiente longitudinal. Entretanto, o lançamento indiscriminado de efluentes pode ultrapassar a capacidade de suporte do ambiente aquático, ou seja, exceder a capacidade do rio em suportar ou mesmo estimular alterações nos processos químicos, físicos e biológicos para a manutenção da qualidade das águas (CASAGRANDE, 2011).
Neste contexto, a modelagem ambiental é uma ferramenta importante para avaliar, dentre outras funções, a qualidade das águas superficiais e a sua capacidade de autodepuração e suporte das cargas orgânicas lançadas por fontes poluidoras. Dessa forma, é possível que se faça um diagnóstico da qualidade de água do trecho estudado e também um prognóstico com cenários futuros da qualidade da água, com a inserção ou exclusão de fontes poluidoras, uma vez que qualidade de um recurso hídrico é diretamente proporcional à ocupação da bacia hidrográfica e às atividades nela desenvolvidas.
O presente trabalho tem por objetivo a realização de uma simulação, onde sejam analisadas a variabilidade temporal e espacial das variáveis físicas, químicas e biológicas de qualidade de um curso hídrico superficial. Para tanto, far-se-á usodo software QUAL2K, visando à determinação dos parâmetros cinéticos e de degradação dos poluentes predominantes.
2 SOFTWARE QUAL2K
1.1. Descrição do programa
Segundo Chapraet al. (2006), o modelo QUAL2K foi desenvolvido com a finalidade de simular a