Comunicação visual
Heavy Metal
Jhonnatan Elias Pinheiro de Azevedo
Manaus
2013
Jhonnatan Elias Pinheiro de Azevedo
Heavy Metal
Trabalho apresentada ao curso de Técnico em Mecatrônica do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM como requisito parcial para obtenção de nota da Matéria Artes. Professora: Michelle Queiróz.
MANAUS
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4 NOVAS FUSÕES: DÉCADA DE 1990 E INÍCIO DA DÉCADA DE 2000 5 TENDÊNCIAS RECENTES: MEIO-FIM DA DÉCADA DE 2000 6 CARACTERÍSTICAS 7 ETMOLOGIA 10 SUB-GÊNEROS DO HEAVY METAL 11 CONCLUSÃO 20 REFERÊNCIAS 21
Introdução
Este trabalho tem por objetivo relatar sobre o gênero musical Heavy Metal. Ele se desenvolveu no fim da década de 1960 e até hoje atrae um grande público; tem artistas consagrados e diversas características que os diferem dos outros estilos. No decorrer do tempo sofreu fusões com outros gêneros e consequentemente gerou sub-gêneros, como o Rap Metal.
Heavy Metal
O heavy metal é um gênero do rock que se desenvolveu no fim da década de 1960 e no início da década de 1970, em grande parte, no Reino Unido e nos Estados Unidos. Tendo como raízes o blues-rock e o rock psicodélico. As bandas que criaram o gênero desenvolveram um espesso, maciço som, caracterizado por altas distorções amplificadas, prolongados solos de guitarra e batidas enfáticas. O All music afirma:"de todos os formatos do rock 'n' roll, o heavy metal é a forma mais extrema, em termos de volume, e teatralidade".
As primeiras bandas de Heavy Metal Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple atraíram grandes públicos, característica comum na história do gênero. Em meados da década de 1970, o Judas Priest impulsionou a evolução do gênero pois