Projeto de Pesquisa Ministério Público- Metodologia Científica
Sant Clair Pereira de Lima
1 – DELIMITAÇÃO DO TEMA
O papel do Ministério Público nas ações que visam proteger o patrimônio público das práticas que estejam em desarmonia com o bem comum.
2 – OBJETIVOS
2.1 – OBJETIVO GERAL:
Analisar o papel do Ministério Público no que tange à improbidade administrativa no âmbito da administração pública brasileira.
2.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
A. Conceituação de improbidade administrativa;
B. Analise da competência constitucional e da eficácia da atuação do ministério público no combate à improbidade administrativa;
C. Analise da atuação do Ministério público com base na Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/92).
3 – JUSTIFICATIVA
É comum vermos notícias que narram escândalos envolvendo a Administração pública. Desvio de verba pública, fraude das licitações, superfaturamentos, e “Mensalão” constituem exemplos de corrupção presentes na Administração Pública no Brasil, nas três esferas da federação. Como consequência de tantos episódios, o nosso país sofre uma crise em sua moralização, o que leva a população a desacreditar das instituições do seu Estado Democrático de Direito.
Em contrapartida, vemos crescer o prestígio do Ministério Público, que tem sido – no senso comum – representante da sociedade, tendo papel corretivo, seja propondo alternativas de políticas e ações públicas com vistas à garantia dos direitos coletivos, seja cobrando a sanção penal ou administrativa para os casos de desvio de conduta pública.
Assim, o presente estudo é motivado pela relevância e atualidade do tema para a sociedade brasileira, visto que somos atingidos pelo mal que a corrupção representa para o país- acentuando as desigualdades sociais- trazendo o questionamento acerca da eficácia da atuação do parquet com base na Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/92).
4 – OBJETO
Como o mal da corrupção pode ser