Quais são as diferenças entre hackers e crackers?
Os hackers utilizam todo o seu conhecimento para melhorar softwares de forma legal. Eles geralmente são de classe média ou alta, com idade de 12 a 28 anos. Além de a maioria dos hackers serem usuários avançados de Software Livre como os BSD Unix (Berkeley Softqare Distribution) e o GNU/Linux, fatia esta de pessoas contra o monopólio da informação.
A expressão original para invasores de computadores é Cracker, termo criado com esta finalidade, designando programadores maliciosos e ciberpiratas que agem com o intuito de violar ilegal ou imoralmente sistemas cibernéticos.
Cracker é o termo usado para designar quem pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança, de forma ilegal ou sem ética. Este termo foi criado em 1985 por hackers em defesa contra o uso jornalístico do termo hacker. O uso deste termo reflete a forte revolta destes contra o roubo e vandalismo praticado pelo cracking.
Os termos hacker e cracker são bastante parecidos e comumente confundidos por aqueles que não dominam com perfeição o “informatiquês”. Na verdade, ambos são experts em computadores; são pessoas que possuem habilidades extraordinárias em lidar com sistemas e programações, e que dedicam muito tempo de suas vidas a fim de estudar tais conteúdos. O que os difere é o uso que fazem destes conhecimentos.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hacker
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cracker
www.hackerteen.com.br