Berg
Mais afinal, é possível assegurar que a ciência é neutra?
Muitos cientistas querem afirmar a neutralidade, mas a verdade é que somos naturalmente parciais. Nenhum ser humano pode reivindicar percepção completa do Todo. Sendo assim, a ciência, como fruto da criação humana, não é neutra.
O mito da ciência pura e neutra é desconstruído por um monte de autores. Toda e qualquer observação de fatos não é desprovida de valores, e a própria escolha do objeto de pesquisa depende de preferências pessoais do pesquisador. Pesquisas científicas são financiadas por pessoas ou instituições com interesses políticos que podem sim manipular o resultado de pesquisas científicas.
Os diversos meios de comunicação tem tratado a ciência como sendo uma verdade absoluta e usam essa imagem de crédito para beneficiar produtos e serviços como algo comprovado cientificamente. Quando numa determinada época o chocolate é divugado como um produto benéfico para a saúde comprovado pela ciência naturalmente o esse produto ganha crédito no mercado e passa a ser consumido pela sociedade. Porém quando o mesmo chocolate é divulgado como um dos fatores que causam obesidade e problemas de saúde comprovado pela ciência