Tecnólogo em Redes de Computadores
Trabalho acadêmico com vistas à obtenção de nota na disciplina de Informática Aplicada, apresentado ao Prof. Daniel Sobrenome, Turma 02, 1º Período do Curso de Redes de Computadores da Faculdade Laboro.
Faculdade Laboro de São Luís
São Luís - MA — janeiro de 2014
SUMÁRIO
Introdução 3
Capítulo 1
HACKERS 4
1O que são Hackers? 4
1.1Origem do termo “hacker” 4
1.2Diferença entre Hacker e Cracker 5
1.3Tipos de Hacker e Cracker 5
Capítulo 2
INVASÃO HACKER 8
1 O que é uma invasão Hacker? 8
1.1 O porquê da Invasão 8
1.2 Métodos de Invasão 9
1.3 Técnicas de Invasão 9
Conclusão 10
Referência 11
Introdução
Este trabalho tem por objetivo trazer o conhecimento sobre as técnicas utilizadas por hackers/crackers para invadir sistemas informatizados. Focaremos nas técnicas e métodos de invasão hacker, mas antes de chegarmos neste tópico, irei abordar alguns conceitos sobre Hackers para deixar um pouco mais claro quem são as pessoas que utilizam dessas técnicas e para que propósitos.
Capítulo 1
HACKERS
1 O que são Hackers?
Hacker é qualquer indivíduo que tenha suas habilidades bastante apuradas em determinada área.
1.1 Origem do termo “hacker”
Etimologicamente está relacionado ao verbo cortar nas línguas germânicas. O termo desenvolveu-se vindo a ser associado ao ato de modificar ou inventar algo para realizar funcionalidades que não as originais. As atividades criativas e originais de um inventor ou mecânico seriam o equivalente de hacking, "hackear" na língua portuguesa.
O termo “hacker”, indivíduos que elaboram e modificam software e hardware de computadores, hoje sinônimo de invasores de sistemas – vem dos anos 50 e 60. Nasceu de um grupo chamado PST chamado Tech Model RailRoad Club (TMRC). Membros do clube chamavam as modificações inteligentes que faziam nos relés eletrônicos de “hack”. Quando as máquinas TX-0 e PDP-1 chegaram ao mercado os membros do TMRC preservaram o mesmo jargão para