Golpes eletrônicos
Golpes
O Golpe trata-se da utilização de um objeto ou ferramenta para provocar algum tipo de dano ao oponente a qual se está golpeando, afim de levar vantagem.
Golpes eletrônicoS
São Golpes que utilizam meios eletrônicos para atingir o seu objetivo. Outros definições utilizadas são Crime informático, e-crime, cybercrime, crimes eletrônicos ou crime digital que são termos utilizados para se referir a toda a atividade onde um computador ou uma rede de computadores é utilizada como uma ferramenta, uma base de ataque ou como meio de crime.
Como os golpes eletrônicos podem ser designados como crime, Segundo Guimarães e Furlaneto Neto, podemos citar alguns tipos de crime, classificando-os em virtuais puros, mistos e comuns.
Crime Virtual Puro
São os crimes que tem por objetivo o ataque ao hardware ou a um software em específico, sendo classificado como puro, pois visa apenas danificar diretamente a parte tecnológica.
Um exemplo muito recorrente é do hacker Kevin Mitnick que aos 17 anos invadiu a página do Comando de defesa dos Estados Unidos, apenas para provar sua capacidade, além de outras invasões feitas a sua escola e a companhias telefônicas.
Crime Virtual Misto
Tem por objetivo utilizar de meios eletrônicos para fins secundários que não estão relacionados ao hardware e software e sim a obtenção de lucros financeiros. Como por exemplo a transação ilícita entre contas bancárias.
Um caso que ocorreu em 2009 foi o do hacker Gabriel Bogdan de 22 anos, que