Ordem de serviço
PARA TRABALHOS COM CONCRETO
Os itens citados nesta "Ordem de Serviço" específica, são de cumprimento obrigatório e devem ser seguidos por todos os funcionários, sob pena de advertência, verbal, por escrito, suspensão e até demissão por justo motivo, conforme, Norma Regulamentadora 1 (um) da portaria n.º 3214 de 1978 do Ministério do Trabalho.
Esta Ordem de Serviço visa prevenir atos inseguros no desempenho do trabalho.
É proibido transitar pela obra sem capacete e vestimentas adequadas.
Use o EPI apenas para a finalidade a que se destinam e mantenha-os sob sua quarda e conservação.
Ao andar no interior do canteiro de obra, observe as condições inseguras relacionadas com o meio ambiente de trabalho e informe, imediatamente as irregularidades encontradas, caso não possa corrigi-las no momento.
O canteiro de obras é um lugar de trabalho. As brincadeiras devem ser reservadas para as horas de folga.
Quando não souber ou tiver dúvidas sobre algum tipo de serviço, pergunte ao seu mestre ou encarregado, para prevenir-se contra possíveis acidentes.
Não improvise ferramentas; procure uma que seja adequada para seu serviço.
Para trabalhos com concretagem:
1 - Logo que forem colocados os painéis externos das vigas de periferia, é importante fixar neles sarrafos provisórios (montantes), onde será amarrada uma corda que servirá de "guarda corpo" para proteção dos trabalhadores, até o término da concretagem.
2 - Antes do lançamento do concreto revise os escoramentos e formas, é obrigatório o uso de cinto de segurança quando houver risco de queda e quando o serviço for a mais de 2,00m do chão.
3 - Todos os que trabalham no local de lançamento de concreto devem usar "Botas de Borracha".
4 - É necessário verificar o estado do mangote flexível antes do início do serviço, prevenindo-se contra possíveis rompimentos durante o bombeamento.
Pág. 01
GESSO O. J. S
5 - Os trabalhadores que