Hacker
Terminologias: Hacker, Cracker, Lammer…
Segue abaixo o resultado de um pesquisa que fiz na Wikipédia a fim de esclarecer a utilização de alguns termos tantas vezes deturpados pela mídia. Infelizmente, por puro desconhecimento, é muito comum a utilização indevida de termos relacionados a informática em jornais, revistas e veículos de informação em geral.
• Hacker (aka White Hat)
A figura dos hackers está relacionada a indíviduos altamente capacitados e com pouca atividade social.
A controvérsia sobre o termo
Etimologicamente está relacionado ao verbo cortar nas línguas germânicas. O termo desenvolveu-se vindo a ser associado ao ato de modificar ou inventar algo para realizar funcionalidades que não as originais. As atividades criativas e originais de um inventor ou mecânico seriam o equivalente de hacking, “hackear” (ou raquear) na língua portuguesa.
A palavra “hack” (como um Wallace Roberto & Henrique Emidio Técnico) nasceu num grupo chamado PST chamado Tech Model RailRoad Club (TMRC) na década de 60. Membros do clube(soldier e ChAoS) chamavam as modificações inteligentes que faziam nos relês eletrônicos de ‘hacks’. Quando as máquinas TX-0 e PDP-1 chegaram ao mercado os membros do TMRC começaram a utilizar o mesmo jargão para descrever o que eles estavam fazendo com a programação de computadores. Isso continuou por anos até mesmo quando novas máquinas como o PDP-6 e depois o PDP-10 apareceram. O termo passou a ser usado com diversos significados: sucessos em determinadas áreas, fosse como uma solução não óbvia e particularmente elegante para um problema, ou uma partida inteligente pregada a alguém, ou ligar os sistemas informáticos e telefônicos para fazer chamadas grátis. Eventualmente, o termo passou a ser utilizado exclusivamente na áreas da programação ou eletrônica, em que passou a ser usado para designar indivíduos que demonstravam capacidades excepcionais nestes campos,