Hackers
Hackers
Podemos dividir os Hackers através do seu comportamento:
HACKERS ORIGINAIS - Seu objetivo não é invadir computadores, mas cultivar habilidades avançadas em informática para seu próprio prazer. Ex.: Criador do Unix, Linux.
SCRIPT KIDDIES – Hacker com pouco conhecimento que usa ferramentas criadas por outros para invadir computadores, picham home pages de sites
DEFACER – Hacker que invade sites para alterar o conteúdo da home page, demonstra bons conhecimentos de sistemas computacionais.
PHREAKER – Hacker especializado em violar o sistema telefônico.
CARDER – Cracker especializado em fraudes com cartões de créditos.
LAMER – Uma pessoa que, mesmo sem ter conhecimentos avançados, tenta fazer passar por Hacker.
CRIADORES DE FERRAMENTAS - Este é o grupo mais discreto. São programadores que desenvolvem as ferramentas usadas pelos script kiddies, mas, em geral, não realizam ataques.
Primeiro vírus de PC
O ano era de 1982 (8 de novembro de 1982). Então com 15 anos, Rich Skrenta brincava em Pittsburgh (EUA) com seu Aplle II. Ele costumava fazer cópias piratas de jogos, que se autodestruíram depois de algum tempo, deixando comentários engraçadinhos. Foi assim que criou o Elk Cloner, considerado o primeiro vírus de computador.
Embora seja considerado o primeiro vírus de computador, o Elk Cloner teve um antecessor. O Creeper que já tem mais de 30 anos. Este, no entanto, não atingia computadores pessoais e foi percebido apenas na Arpanet (atualmente Internet).
Se o programinha de Skrenta era apenas de brincadeira inocente para zoar com os amigos, em 1988 surgiria um vírus destruidor, introduzindo então o conceito de malware. Tratava-se da criação do programador Morris Worm, daí vírus também serem chamados de worm.
Zoológico Digital
VíRUS DE BOOT - O Brain, de 1986, primeiro vírus para PCs conhecido. Esses vírus infectam o setor de boot.
VÍRUS DE