Quadro Síntese Piaget, Vygotsky, Wallon
Papel da Aprendizagem
Piaget
Lucinéia dos Santos Magatti Silva – RGM 14205513
Psicologia da Educação
A Matriz Socio interacionista e a Educação
AP_IV– Quadro Síntese – Diferenças entre os Teóricos
Vygotsky
Aprendizagem: informação é processada pelas estruturas cognitivas. Processo de
Equilibração, Assimilação e
Acomodação. Assimilação:interação com o mundo e o objeto, associação de novas informações a experiências anteriores. Acomodação: ampliação das estruturas cognitivas para a assimilação de um novo conhecimento, que oferece um desafio. Segue até a morte.O conhecimento é construído ao longo da vida. Construtivismo.
Internalização: processo de reconstrução interna, que envolve uma atividade externa Afetividade é essencial ao processo que deve ser modificada tornando-se uma de ensino-aprendizagem, que são dois lados de uma mesma moeda. atividade interna. O aprendizado é mediado, e o ensino deve se antecipar ao Afetividade, Cognição e ato motor que o aluno ainda não sabe, nem é capaz atuam em conjunto e se estabelecem nas interações humano-sociais – são de aprender sozinho, porque na relação domínios funcionais que serão entre aprendizado e desenvolvimento, o desvendados pela criança durante aprendizado vem antes. O aprendizado seu desenvolvimento. virá da interação da criança com seu meio sociocultural.
Aprendizagem → Desenvolvimento
Papel do Professor
Desenvolvimento → Aprendizagem
Ser capaz de criar ambientes de aprendizagem que compreendam o ser humano em sua totalidade, com seus diferentes modos de aprender e resolver problemas. Deverá preocupar-se em formar indivíduos autônomos, criativos, críticos. Levará em consideração aspectos físicos, biológicos, cognitivos, afetivos, culturais e sociais dos alunos.
Wallon
Ser o impulsionador do desenvolvimento cognitivo da criança. O professor é o mediador, para que os Conceitos
Espontâneos da convivência social evoluam para Conceitos