Preparo de solução e padronização
CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL
PROFESSORA DÉBORA SIMONE FIGUEREDO
PREPARO DE SOLUÇÕES E PADRONIZAÇÃO
CLARISSA FERREIRA PIN
Bagé, 25 de junho de 2014.
INTRODUÇÃO
A solução é composta por no mínimo um soluto e um solvente, no qual o solvente é o componente majoritário. Diferente da mistura, que tem mais de uma fase, a solução apresenta uma única fase homogênea, sendo o solvente o determinador do estado da mesma.
A solução pode ser classificada em:
Solução Sólida: recebe o nome de ligas, os componentes desse tipo de solução se encontram no estado sólido (à temperatura ambiente). Por exemplo: o ouro 18 quilates é uma mistura constituída por ouro, cobre e prata. Já o bronze é uma mistura dos metais zinco e estanho.
Solução líquida: pode ter três definições:
1- Sólidos dissolvidos em líquidos: por exemplo, água do mar é uma solução que apresenta vários solutos, entre eles, cloreto de sódio, cloreto de magnésio (MgCl2) e bicarbonatos (HCO3-).
2- Líquidos dissolvidos em líquidos: por exemplo, temos o combustível denominado gasolina, que é uma mistura de hidrocarbonetos derivados do petróleo, e álcool, em uma proporção aproximada de 80% para 20%.
3- Gases dissolvidos em líquidos: por exemplo, em um aquário deve-se diluir gás oxigênio (O2) na água, sendo este gás o responsável pela respiração dos peixes. Sendo assim, caso o aquário não permaneça aberto, é necessário injetar-se regularmente este gás por meio de um cilindro.
Solução Gasosa: todos os componentes dessa solução se encontram no estado gasoso e toda mistura entre gases apresenta uma única fase, sendo, portanto, uma solução. Por exemplo, o ar atmosférico é uma mistura constituída por 78% de gás nitrogênio (N2), 21% gás oxigênio e 1% de outros gases.
De acordo com a quantidade de soluto dissolvido também pode se classificar