ATPS Psicologia OK
Pedagogia - Psicologia da Educação
Carla Simões Baldow R.A: 400339
Gabriela Pereira Roza R.A: 366330
Joana Canazza R.A:366338
Joana Maria do Nascimento R.A:382373
Maricelli Carvalho R.A:370480
Pricilla Anunciação R.A: 370484
PSICÓLOGOS QUE MUDARAM O RUMO DA EDUCAÇÃO
Profa. Ma. Helenrose A. da S. Pedroso Coelho
Paraty-RJ, 10 de setembro de 2012.
APRESENTAÇÃO
Falaremos um pouco sobre alguns grandes nomes da psicologia mundial, que em seu tempo e até os dias de hoje vem contribuindo para uma melhor educação, entendimento infantil e compreensão da mente e do comportamento humano. Iremos mencionar Sigmund Freud e sua teoria da sexualidade infantil; Jean Piaget e os estágios básicos do desenvolvimento cognitivo; Henri Wallon e a formação integral; Lev S. Vygotsky e a educação “sócio global”.
Sigmund Freud
Sigmund Freud nasceu em 1856 em Frieberg, território pertencente à Áustria, e que atualmente está anexado a Tchecoslováquia. Filho de família judaica, Freud aos quatro anos muda-se para Viena e lá vai passar a maior parte de sua vida, somente aos 82 anos que ele vai morar em Londres e lá que aos 82 anos morre.
Sigmund Freud contribuiu com a ciência do século XIX, com a psicanálise. Ou seja, área de conhecimento que abrangia o estudo do inconsciente humano, a fim de entender as doenças mentais e futuramente até o próprio homem. Graças às conclusões freudianas, o entendimento do funcionamento biológico dos seres humanos ficou mais completo, devido a não separação entre o corpo e a mente. A teoria psicanalítica, não ficou somente presa ao âmbito da medicina e das ciências biológicas, pelo contrário, Freud buscou desde a fundamentação de sua teoria, relacionar o pensamento filosófico ao pensamento neurológico, ampliando