Purificação do cloreto de sódio
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
AULA PRÁTICA 2
PURIFICAÇÃO DO CLORETO DE SÓDIO
RENATA MACHADO BARBOSA
ANGRA DOS REIS
22 de Agosto de 2009
Objetivos da aula: * Purificar o cloreto de sódio, NaCl, obtido por meio de evaporação da água do mar. * Caracterizar os diferentes aspectos associados a critérios de pureza em substâncias e sua avaliação. * Observar a importância de aditivos e conservantes para garantir a identidade final em medicamentos e produtos de consumo.
Metodologia Empregada:
Materiais
* Soluções e Reagentes: sal grosso, água destilada, solução NaOH 6M, solução Na2CO3 2M, 50mL solução HCl 3M. * Vidraria: cadinho de porcelana, béchers de 250 mL de vidro, funil, papel de filtro. * Equipamentos: balança digital, agitador magnético, estufa.
Método
Em um cadinho de porcelana foi moído o sal grosso e em uma balança digital pesados 30 g do sal moído que foram dissolvidos em 100,0 mL de água destilada em um bécher de 250 mL e filtrado. Em seguida, procedida à eliminação do Mg2+ através da precipitação do hidróxido de magnésio (Mg(OH)2), pela adição de solução 6 M de hidróxido de sódio (NaOH). Após, a solução fora filtrada.
Com a solução obtida, foi procedida a eliminação de Ca2+ através da adição lentamente, pela parede do frasco, de gotas de solução 2,0 M de carbonato de sódio, Na2CO3, em seguida, procedeu-se a uma nova filtração.
Por fim, neutralizou-se a solução obtida usando solução diluída de ácido clorídrico, HCl, e evaporando-a até a obtenção dos cristais. Filtrando-se os cristais obtidos e secando-os em estufa a 110o C.
Resultados Obtidos
A prática decorrera tal como descrita acima no método, sendo não informadas as quantidades de reagentes utilizadas por se tratar de uma análise qualitativa.
Discussão dos Resultados
O cloreto de sódio, um nutriente essencial sob a forma do sal de cozinha, ocorre principalmente, sob duas formas na natureza: como sal gema, material sólido que pode