Clientes como início e fim dos processos organizacionais: um estudo sobre os canais de atendimento ao cliente natura, visando melhorias.
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
1° SEMESTRE – 2011_1
São Paulo
2011
Nome: Ana Paula Mantezi Pereira RA 05252-0
Nome: Amanda Caroline de Oliveira Silva RA A72CAA-7
Nome: Camila Vidarenko
Nome: Débora da Paz Lopes RA: B01668-0
Nome: Karen Caroline
Nome: Tatiane Herculano Silvestre RA B05DGB-3
CLIENTES COMO INÍCIO E FIM DOS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS:
Um estudo sobre os canais de atendimento ao cliente Natura, visando melhorias.
São Paulo
2011
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo estudar a empresa brasileira Natura com foco no relacionamento com o cliente, identificado através de pesquisas, como sendo principais consumidoras da empresa as “consultoras natura”.
A missão da empresa é promover para suas clientes o conceito “Bem Estar Bem”, adotando assim o marketing direto, tendo um feedback mais rápido e eficaz na aceitação de seus produtos dentro do mercado brasileiro com expansão ao mercado mundial. A cultura adotada pela empresa é a de preservação da saúde e e beleza do corpo, através da utilização de produtos baseados em princípios ativos naturais e tratamentos combinados entre as diversas linhas.
Analisa-se o contato da empresa com suas consultoras, principalmente no feedback ascendente e descendente, a Natura tenta manter os laços em um relacionamento mais humano com suas clientes.
Com esta análise será possível propor melhorias no atendimento com foco no relacionamento mais efetivo e rápido entre empresa / cliente.
A Natura é hoje um dos maiores fabricantes brasileiros de cosméticos, produtos de higiene e de perfumaria e é principalmente reconhecida pelo seu comprometimento com a qualidade dos produtos e serviços que desenvolve, produz e comercializa e com a qualidade das relações que mantém com seus diferentes públicos.
Adotou um conceito de filosofia da cosmética – a Cosmética Terapêutica que