Hipocondria
[pic]
A hipocondria, do grego hypo- (abaixo) e chondros (cartilagem do diafragma), também conhecida por nosomifalia, é um estado psíquico em que a pessoa tem crença infundada de se padecer de uma doença grave.
Costuma vir associada a um medo irracional da morte, a uma obsessão com sintomas ou defeitos físicos irrelevantes, preocupação e auto-observação constante do corpo e até as vezes, à descrença nos diagnósticos médicos.
Uma pessoa hipocondríaca mesmo fazendo exames e os mesmos dando resultados negativos, acha que os mesmos podem estar errados e continuam numa busca incessante para ter certeza de que não existe uma doença grave.
Normalmente, uma pessoa hipocondríaca se sente incompreendida pelos familiares e principalmente pelo médico pelo fato de sempre achar que tem uma doença grave e que o médico não entende ou não acredita no que está sentindo.Pode vir associada ao transtorno obsessivo-compulsivo e à ansiedade.
Causas
As causas desse transtorno são muito variadas, mas basicamente referem baixa auto-estima e insegurança. A doença pode ser desencadeada por um susto ou trauma e por fatores emocionais como ansiedade e carência. O ambiente em que a pessoa está inserida também tem uma influencia muito grande nesse processo. Dentre as emoções e pensamentos dessas pessoas um sentimento padrão: o medo que eles tem de realmente ficar doentes.
Riscos A auto-medicação é um dos maiores riscos a que o hipocrondriaco está sujeito. Com sua atenção centrada no próprio corpo e nas suas possiveis alterações comumente o hipocondriaco conhece a indicação de uma gama variada de remédios, que usa para aliviar seus sintomas, podendo tomar medicamentos o tempo todo para tratar os sintomas e muitas vezes para evitar de sentir os sintomas que acredita que podem surgir.
Tratamento
Muitos