Tecido muscular
O musculo é composto por feixes de celulas musculares envolvidas por tecido conjuntivo propriamente dito, que leva vasos sanguineos e nervos até elas.
Também chamados de fibras musculares ou, pela nova nomenclatura, miócitos (mio = musculo), essas celulas se originam da mesoderme e, por meio das miofibrilas ou miofilamentos presentes no citoplasma (chamado de sacoplasma; sarco=carne), sao capazes de se contrair e provocar movimentos.
1.tipos de tecido muscular
Existem três tipos de tecido muscular e cada um forma um tipo de músculo.
- tecido muscular estriado esqueleto- formado por célular cilíndricas muito comprimidas, que se originam da fusão de grandes números de células embrionárias; por isso são plurinucleadas e podem ter centenas de núcleos. Nas miofibrilas há faixas claras e escuras alternandas, que formam estrias transversais; daí o termo estriado. Esse tecido forma os músculos esqueléticos, que se prendem aos ossos e atuam nos movimentos do corpo;estão presentes também no abdome, sustentando as vísceras; e presos ao globo ocular, sendo responsáveis pelo movimento dos olhos.
Esses músculos são voluntários, ou seja, podemos controlar suas contrações, que são fortes, rápidas;
- tecido muscular liso ou muscular não-estriado- formado por células mononucleadas, sem estrias transversais, constitui a maior parte do musculo liso, presente nas paredes dos órgãos ocos (como o tubo digestorio, o útero, a bexiga, a vesícula biliar, as veias, os brônquios e os bronquíolos), ao redor das glãndulas
(determinando a eliminação de secreção) e preso aos pêlos e ao cabelo( quando os músculos lisos se contraem em resposta a um golpe de ar ou a um susto, provocam o eriçamento dos pêlos e do cabelo). Suas funções são: empurar o alimento ao longo do tubo digestório; regular o fluxo de ar para os pulmões pelo controle do diâmetro dos brônquios e dos bronquíolos; regular o