Contabildiade
As empresas são entes complexos e necessitam de um profissional que lhes guie na prevenção de problema presentes e de forma contínua, e oportunamente, futuros.
Sendo a Contabilidade hoje uma das ferramentas de inteira e de íntima relação com o progresso das entidades e o profissional desta um produtor de informações necessárias para este fim, através de suas coletas e relatórios finais, já não se vê mais este profissional apenas como um personagem voltado para, apenas, os atos de preenchimento de DARF, Impostos e outros correlatos documentos.
Independentemente da sua função específica na empresa, o contador tem seu espaço estratégico, visto que o mesmo pode trabalhar em auditorias internas, gestão de compras, análise contábil, supervisão de recursos humanos, controle de estoques, enfim, pode ser útil em qualquer área da empresa.
O profissional moderno deve possuir algumas habilidades indispensáveis como iniciativa, visão de futuro, análises estratégicas, liderança e gosto por assumir desafios e riscos calculados, criatividade, poder de negociação e facilidade em reagir às mudanças e propor soluções inovadoras aos desafios encontrados neste mundo globalizado, principalmente na sua área de trabalho.
Tendo em vista a convergência para o cenário internacional a contabilidade é, em caráter científico, dentro da empresa um subsistema dentro de um sistema de informações ao qual mune os empresários, os administradores, gestores etc. de forma interna e externa na manutenção de seus ativos, para obtenção de lucros e continuidade da entidade como um todo.
No processo administrativo, segundo Diego Antonio Augusto, a Contabilidade, em questão a Gerencial, é um processo que visa identificar, mensurar, suportar e analisar informações sobre situações econômicas das empresas, com o objetivo de prover seus diversos usuários de informações sobre o patrimônio das organizações auxiliando no processo de gestão da empresa. O desenvolvimento deste