Historia da Contabildiade
O texto procura contar a história da contabilidade, relacionando-a ao mundo que lhe deu origem. Começa com os primeiros registros contábeis encontrados, remontando a cerca de 600 anos. A história até a Renascença é contada novamente para num esforço para explicar por que a contabilidade foi inventada nesse momento específico. Prossegue com a Era dos descobrimentos e a Era da Industrial e seu impacto sobre o mundo dos negócios e a contabilidade em especial. O capítulo termina com a ascensão da profissão da contabilidade pública na Grã-Bretanha, na Europa e nos Estados Unidos no momento em que a primeira onda de industrialização atingia seu ponto mais alto em todo o mundo.
Renascença
Não sabemos quem inventou a contabilidade. O primeiro registro de um sistema completo de escrituração por partidas dobradas é encontrado nos arquivos municipais da cidade de Gênova, Itália, cobrindo o ano de 1340. O primeiro codificador de contabilidade foi o Frei Luca Pacioli.
Houveram algumas mudanças na contabilidade:
1- Durante o período que se estende até o século XVI, o principal objetivo da contabilidade era produzir informações para o proprietário, geralmente proprietário único. Em consequências, as contas eram mantidas em sigilo e não havia pressão externa, como hoje, no sentido de exatidão ou da adoção de padrões uniformes de divulgação.
2- Em parte, em decorrência da primeira observação, geralmente não era feita distinção clara entre os negócios pessoais e empresariais de um proprietário, ou seja, o conceito atual de entidade não havia sido desenvolvido. Houve exceções, porém, e não era raro encontrar um comerciante com um conjunto de contas para sua casa ou para seu negócio
3- Os conceitos de exercício contábil e empresa em funcionamento inexistiam. Muitos empreendimentos eram de curta duração, ou continuavam apenas para a realização de algum objetivo empresarial específico. Em consequência, o