Cooperativismo
CONHECENDO AS ORGANIZAÇÕES COOPERATIVAS
SALVADOR
2013
CONHECENDO AS ORGANIZAÇÕES COOPERATIVAS
Trabalho apresentado à Fundação Visconde de Cairu como requisito parcial para conclusão das disciplinas do 2º semestre do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis.
SALVADOR
2013
1. INTRODUÇÃO
O desenvolvimento deste trabalho se deu com base em estudos acadêmicos associados a casos práticos, nos quais se observa uma discussão acerca das organizações cooperativas.
De acordo com o material e ideias pesquisadas, observou-se que uma sociedade cooperativa é composta por pessoas com natureza e forma jurídica próprias, constituídas para prestar serviços aos seus associados.
Antes da análise do tema acima enunciado, discorrer-se-á sobre algumas premissas indispensáveis ao desenvolvimento do presente trabalho, como o conceito de Cooperativa e e como se dá o aproveitamento desta no desenvolvimento das comunidades envolvidas. Assim, com base nas premissas estabelecidas, será tratado o tema central deste trabalho, que visa determinar a necessidade, de conhecermos cada vez mais o funcionamento das organizações cooperativas.
Desde o inicio do cooperativismo, tem sido discutido os valores da solidariedade e igualdade, independente do tipo de profissionais incluso no movimento. E, o que iniciou-se em uma grupo de artesãos, atualmente se espalha pelo mundo através de cooperativas de transportes, cooperativas agrícolas, cooperativas de crédito, cooperativas de consumo, cooperativas de produção, cooperativas médicas, entre outras que, apesar de suas particularidades, encontram-se sob uma doutrina de princípios comuns.
Registre-se, desde já, que não se vislumbra o esgotamento do tema tratado nesta oportunidade, que já se afigura bastante amplo. O objetivo é apenas contribuir para as discussões, conforme o tema em epígrafe.
Esta