O que é cooperativismo
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE IMPERATI – CESI
DEPARTAMENTO: ADMINISTRAÇÃO
ANA CAROLINE CARREIRO GUIMARÃES
ELINE DA SILVA CORTEZ
TAMIRES F. BRINGEL MEDEIROS
RESUMO: O QUE É COOPERATIVISMO
IMPERTIZ
2012
“Cooperativismo” é uma dessas palavras mágicas – à semelhança do termo “democracia” – que “servem para tudo”, como uma chave-mestra que abre todas as portas.
Os defensores do “cooperativismo empresarial” puro e duro se comportam como se também o cooperativismo pudesse ser “neutro”, isto é, infenso a dinâmica dos interesses de classe em uma sociedade tão desigual como a nossa. Em termos, porem, de seu conteúdo o que diferenciaria o cooperativismo solidário do cooperativismo de negócios? Visualizo pelo menos dois aspectos: o primeiro, de cunho eminentemente sociológico, no que diz respeito à configuração dos associados e, o segundo, de cunho eminentemente ideológico, no que diz respeito aos mediadores. Em face da diferenciação das classes sociais, como situar então a niveladora proposta cooperativista, mais uma vez chave-mestra de várias portas?...A diferenciação classista se reproduz no cooperativismo... Duas faces da mesma moeda: o cooperativismo dos ricos e o cooperativismo dos pobres.
O exame do surgimento do cooperativismo deverá situar concretamente o papel conservador ou renovador das cooperativas e do cooperativismo ao longo da história.
O cooperativismo como fruto do movimento operário resultou na criação de um modelo de associação com as seguintes características: propriedade cooperativa, gestão cooperativa e repartição cooperativa. A primeira característica significa que estamos diante de uma associação de pessoas e não de capital... A segunda característica, gestão cooperativa, significa que o poder de decisão ultimo é competência da assembleia dos associados. Finalmente, a terceira característica, a repartição cooperativa, indica que a distribuição das sobras financeiras no final de um ano de