Imperio romano
Titulo do capítulo: O império
Nome da coleção: Historia Global: Brasil e Geral volume 1
O Império
Em meados do século II, o império Romano atingiu sua máxima extensão cerca de 4 milhões e quilômetros quadrados, quase metade do território brasileiro atual. Sua atividade comercial se desenvolvia com a existência de uma moeda comum, haviam diversas estradas que interligavam os impérios. Isso se sucedeu porque se estabeleceu um novo governo em Roma, formado por Marco Antonio, Otavio Augusto e Lépido. Aconteceu uma grande luta política e militar. Dessas lutas Otavio Augusto saiu vitorioso, tornando-se o principal governador de Roma, acumulando titulo e poderes.
Também neste período houve a liberdade de diversos escravos, onde alguns se tornaram colonos, ligados a terras dos senhores, e outros ex-escravos enriqueceram e se tornaram cidadões romanos .
Apartir do século III, o Império Romano entrou em um longo período de crise, por falta de mão de obra, por diversos gastos, e por um grande aumento da população. Com a morte do imperados romano Teodósio, o império fio dividido entre seus filhos Honório recebeu o Império Romano Ocidental, com sede em Roma, Arcádio, o Império Romano Oriental, com sede em Constantinopla. Com essa divisão pretendia-se melhoraras condições do Império.
O glossário do capitulo é uma forma para que o aluno tenha melhor entendimento do conteúdo. Há linguagem no conteúdo, porque a História depende de entendimento. Este conteúdo pode ser trabalhado através do texto e imagens ilustrativas.
Autor: Claudio Vicentino
Titulo: História Geral
Coleção: 3
Titulo do Capitulo : O império
Queda do Império Romano
Queda do império Romano refere-se ao fim do império Romano do Ocidente, ocorrida em 476 d.C. com a tomada de Roma pelos hérulos, que posteriormente os historiadores denominariam Império Bizantino. A queda do Império Romano do Ocidente fio causada por uma serie de fatores, entre os quais as invasões