O império romano
Trabalho de História
Mauá – SP
Maio de 2012
Nomes:
Dayrine Ferreira – 8;
Fernanda Gomes – 15;
Lucas Almeida – 27;
Olívio Massaro – 36,
Felipe Santos – 44.
O Império Romano
1 ano H
Sala 12
Índice
O Império Romano _____________________________________________________ Pág. 4
A escravidão na Roma Antiga ____________________________________________ Pág. 4
O Surgimento do Cristianismo no Império Romano ___________________________ Pág. 5
Anexos ______________________________________________________________ Pág. 6
Conclusão ____________________________________________________________ Pág. 7
O Império Romano
Império Romano foi um estado que se desenvolveu a partir da península Itálica, durante o período pós-republicano da antiga civilização romana, caracterizado por uma forma autocrática de governo e de grandes propriedades territoriais na Europa e em torno do Mediterrâneo.
Os 500 anos de idade da República Romana que o precedeu, foram enfraquecidos e subvertidos por várias guerras civis. Muitas datas são comumente propostas para marcar a transição da república ao império, incluindo a data da indicação de Júlio César como ditador perpétuo (44 a.C.), a vitória de seu herdeiro Otaviano na Batalha de Áccio (2 de setembro de 31 a.C.), ou a data em que o senado romano outorgou a Otaviano o título honorífico Augusto (16 de janeiro de 27 a.C.). Assim, Império Romano tornou-se a designação utilizada, por convenção, para referir ao Estado romano nos séculos que se seguiram à reorganização política efetuada pelo primeiro imperador, César Augusto. Embora Roma possuísse colônias e províncias antes desta data, o Estado pré-Augusto é conhecido como República Romana.
A expansão romana começou na época da república, mas o império alcançou sua maior extensão sob o imperador Trajano: durante o seu reinado o Império Romano controlava aproximadamente 6,5 milhões de km² da superfície terrestre. Por causa da vasta extensão do