Pe diabetico
SERVIÇO SOCIAL
TALYTA OLIVEIRA DIAS
PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS
UNIDADE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA DA SAÚDE DO BAIRRO SANTA RITA
ITABIRITO
2011
JUSTIFICATIVA
Apresentar uma melhor condição de vida aos usuários hipertensos e diabéticos, os levando a perceber o quanto faz bem ter uma boa alimentação e se praticar algum tipo de atividade física.
OBJETIVOS
Objetivo Geral:
Oferecer prática do exercício físico para a comunidade e apresentar os benefícios que estas atividades podem trazer para a saúde e bem estar.
METAS
Conscientizar o maior número possível de pessoas sobre a importância da atividade física.
Procedimentos Metodológicos
A política nacional de saúde desenvolvida nos últimos 20 anos é uma experiência interessante para a reflexão a respeito do conceito de território. Ocorreu uma grande expansão dos serviços de saúde no país, sob o comando único de um sistema hierarquizado (Sistema Único de Saúde-SUS).
No decorrer dos últimos anos, a atenção à saúde no Brasil tem investido na formulação, implementação e concretização na promoção, proteção e recuperação da saúde.
Usando como referência a Unidade de Atenção Primaria da Saúde do Bairro Santa Rita, foi verificado que a maioria dos usuários são adultos acima de 40 anos, tendo como comorbidades principais a Hipertensão e diabetes. Vários fatores levam a estas cormobidades, como por exemplo: hábito de vida, alimentação, consumo excessivo de álcool e tabaco e sedentarismo. Com a implantação do PSF, que tem como objetivos prevenir as doenças e levar a assistência mais próxima à comunidade.
Uma das ações é levar a prática da atividade física à comunidade e conscientizá-los dos benefícios que a mesma pode trazer tanto para o bem-estar físico, mental e social.
Diante deste programa implantado pelo governo, consolidaremos esta ação junto à comunidade, com atividades físicas semanais, englobando vários outros especialistas como: (Psicólogos,