Xintoísmo
É uma religião de tradição apenas japonesa que foi sendo criada poupo a pouco com a própria cultura japonesa, não existe um fundador, nem uma escritura sagrada, mas sim os kamis, que são considerados elementos divinos, exemplo: o céu a chuva as montanhas as árvores os animais a natureza em si, são considerados sagrados.
Ética Xintoísta
Na religião não existem mandamentos que dizem o que o homem deve ou não deve fazer, o homem já sabe o que se deve fazer por sua própria natureza, tudo o que é do bem e o que faz bem, é avaliado de maneira positiva, e o que é ruim como a dor, doença, morte etc. são avaliados negativamente e devem ser evitados.
Virtudes
Uma virtude muito cultivada no xintoísmo é o senso de honra, e depois a fidelidade, especialmente ao imperador, também a obediência aos superiores, o sucesso nos estudos, o auto controle, e o não prejuízo a sociedade. As virtudes fundamentais são: honestidade, benevolência e a pureza.
A fé
O xintoísta deve tomar conta de sua própria natureza divina e contemplá-la em si e nos outros. É comum a pratica da adoração das coisas consideradas superiores aos homens.
O culto
Existe uma espécie de sarcedote kannushi, que tem a função de presidir o culto, o xintoísmo tem muitos deuses então em consequência disso cada vilarejo tem um santuário, onde ao centro no hodon se encontra o que é chamado de corpor de Deus, que pode ser algo muito simples como um espelho ou uma vasilha, que significa que Deus está presente em tudo.
Os santuários
Os santuários podem ser de tamanhos e formas diferentes, mas existem elementos em comum como o torri as piscinas para purificação e a sala dos sarcedotes, cerimônia noa templos são de vários tipos, e são dedicadas a todos os aspectos de acontecimento da vida