Cooperativismo
O Cooperativismo nada mais é do que uma forma de organização social para a solução de problemas econômicos por meio de solidariedade humana.
Para Schneider o Cooperativismo é uma doutrina, um sistema, um movimento ou, simplesmente, uma atividade que considera as cooperativas como forma ideal de organização da humanidade, baseado na economia solidária, democracia, participação, direitos e deveres iguais para todos, sem discriminação de qualquer natureza, para todos os sócios.
O objetivo deste trabalho é aprender e demonstrar conceitos e exemplos associados historicamente ao cooperativismo. Além disso, o artigo apresenta sua forma de organização e os princípios que o regem. retrataremos as cooperativas, sendo um sistema ou movimento que considera as cooperativas como uma forma ideal de organização das atividades sócio-econômicas.Elas possuem, um elevado grau de importância, devido representar 6% do PIB (Produto Interno Bruto).
HISTORIA
A primeira ideia de cooperativismo surgiu desde os primórdios da humanidade. Quando os povos mais antigos saiam em busca de alimentos ou melhores condições de sobrevivência, praticavam a ajuda mutua, que nada mais é que o ato de cooperar.
Ao buscar na historia sabe-se que a primeira cooperativa surgiu no século XIX, na Inglaterra, a partir de dificuldades econômicas, as pessoas se reuniram para definirem os princípios de um novo sistema sócio-econômico e estatutos de um empreendimento diferente das empresas mercantis então existentes, sendo assim, estariam discutindo uma forma de melhorar suas vidas. Em 1844, na cidade de Rochdale, foi criada a primeira cooperativa “Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale”. Depois da criação da primeira cooperativa, foram surgindo pelo mundo outras cooperativas.
No Brasil, as ideias de cooperativismo começaram a surgir e em 1847 teve a fundação da Colônia Tereza Cristina, no Paraná, foi realizada pelo medico francês Jean Maurice Faivre. Porém, somente em 1887 surgiu a