teste com h2So4
Tubo 1: 2AgNO3 + H2SO4 -> AG2SO4 + 2HNO3
Tubo 2: Pb(NO3)2 + H2SOU4 -> PbSO4 + 2HNO3
Tubo 3: CuSOU4 + H2SOU4 -> CuSO4 + H2SO4
Tubo 4: 2KCl + H2SO4 -> K2SO4 +2HCl
Com base nessas reações só foi possível observar a formação de precipitado no tudo de ensaio dois, onde o sulfato de chumbo precipita na cor branca. Nos demais tubos de ensaio não ocorrem formação de precipitado.
Nas ultimas etapas do processo de solubilidade lavou-se o precipitado branco de sulfato de chumbo com 10 gotas de água, centrifugou-se e eliminou os sobrenadantes. Em seguida o precipitado foi tratado com ácido sulfúrico com objetivo de verificar se o precipitado era ou não solúvel neste ácido.
PbSO4 + H2SO4 ->
1. INTRODUÇÃO
A inseminação artificial (IA) tem um importante papel na criação dos animais especialmente em sistemas intensivos de produção, facilitando o controle reprodutivo e auxiliando na realização de testes de progênie mais precisos e em menor espaço de tempo (LEBOEUF et al., 2000).
A IA é uma técnica essencial na seleção e no melhoramento genético permitindo melhor utilização de animais selecionados, essa técnica permite diminuir o numero de machos reprodutores por exploração, um aumento da intensidade de seleção e uma diminuição dos riscos sanitários, a utilização da IA permite ainda melhorar a eficiência reprodutiva durante os períodos mais desfavoráveis à reprodução. O domínio dos métodos de conservação do sêmen e indução da ovulação são por isso necessários. Um fator que pode influenciar a eficiência da IA é o tipo de diluidor