graduação
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
3º SEMESTRE
TEMA: CONTABILIDADE COMERCIAL
Acadêmica: Maira
INTRODUÇÃO
Esta produção textual interdisciplinar individual do 3º semestre do Curso de Graduação em Ciências Contábeis tem o objetivo de discorrer, conceituar e exemplificar, sobre temas relacionados ao processo contábil em empresas comerciais.
PRINCÍPIOS DA CONTABILDIADE
Os Princípios de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade. A partir de 02.06.2010, Os "Princípios Fundamentais de Contabilidade (PFC)", citados na Resolução CFC nº 750/93, passam a denominar-se "Princípios de Contabilidade (PC)", por força da Resolução CFC 1.282/2010. Os princípios são aplicáveis à contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o Patrimônio das Entidades.
Ressalta-se também a observância destes princípios como obrigatória no exercício da profissão, que também constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade.
Alguns dos princípios:
Entidade: reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, ou seja, trata com distinção o proprietário e a propriedade. Os fatos registrados pela contabilidade referem-se ao patrimônio da entidade, pessoa jurídica, e não dos proprietários, pessoas físicas.
Continuidade: este princípio pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância. Influencia também o valor econômico dos ativos e, em muitos casos, o valor ou o vencimento dos passivos, especialmente quando a extinção da Entidade tem prazo determinado, previsto ou previsível.
Competência: determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que