Contabildiade AD2
574 palavras
3 páginas
AD2/2 DE CONTABILIDADEBalanço Patrimonial
O objetivo principal da análise do balanço patrimonial é preparar os indicadores que irão servir de suporte para a avaliação da gestão do patrimônio.
Ativo financeiro: além do numerário, cotem valores que a realização não dependa de autorização orçamentária, estando representada pelos valores disponíveis e outros que representam realizável em curto prazo, como: adiantamento salário família, auxilio natalidade etc.
Ativo não financeiro: são demonstrados todos os bens e outros valores que não interferem diretamente na movimentação financeira (sistema patrimonial). Compõe-se de realizável a curto prazo, valores pendentes a curto prazo, realizável a longo prazo e permanente. Passivo financeiro: compreende compromisso cujo pagamento não dependa de autorização orçamentária, encontraremos nele a dívida flutuante. Deve conter compromissos originários do orçamento da despesa empenhada e não paga. Também encontraremos nele os compromissos de origem extraorçamentária e também débitos de tesouraria. Passivo não financeiro: neles são demonstradas as obrigações a curto e longo prazo e valores pendentes que não provocam diretamente efeitos financeiros durante o exercício. Temos aqui a dívida fundada, as previsões etc.
No ativo compensado: encontramos os atos administrativos que podem vir a afetar o patrimônio no futuro, como: contratos, convênios, garantias etc.
No passivo compensado: encontramos a contrapartida dos atos administrativos que podem vir a afetar o patrimônio no futuro.
Balanço Orçamentário
A análise do balanço orçamentário tem como fator predominante preparar os indicadores que irão servir de suporte para a avaliação da gestão orçamentária. A soma da coluna de previsão da receita deve ser compatível com a soma da coluna de fixação da despesa, podendo demonstrar que o orçamento foi aprovado com equilíbrio ou não.
Os resultados apurados do balanço orçamentário podem ser apresentados sob os títulos a seguir:
Superávit: