Soterologia
A salvação provida por Deus é livre, graciosa, vem do próprio Deus, recebida pela fé através de um coração arrependido.
Para haver salvação são necessários três fatores:
- Alguém precisando de salvação;
-A salvação como possibilidade existente (é de fato);
-Alguém que possa salva-lo e deseja fazê-lo;
A salvação fica descartada caso haja falha em algum desses fatores. E surgindo a condição do primeiro fator, os outros dois já estão existentes.
Deus criou o homem perfeito, mas o pecado corrompeu o homem e a imagem de Deus, trazendo conseqüentemente o afastamento entre ambos e a morte para o homem. A morte passou a ser um medo e uma ameaça constante, um medo inevitável que todos tentam prorrogar para amanha.
Ninguém pode salvar se a si mesmo, por isso o homem precisa desesperadamente de salvação, na qual ele não pode fazer nada por ele mesmo.
A salvação do homem pecador, ou seja, da humanidade, só pode ser realizada através de Deus, pela sua graça, para um coração arrependido e que exerce a fé em Jesus Cristo, o Único e suficiente salvador, pois a redenção foi efetivada por ele através de sua morte e ressurreição. Deus criou o homem com a possibilidade de pecar e de morrer, como também o criou com a possibilidade de salvação, e esta mesma salvação é um dom gratuito que Deus oferece a todos os homens.
“Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada pelo Senhor, foi nos depois confirmada pelos que a ouviram”(Hb 2.3).
A salvação é somente através de Jesus Cristo que tem todo poder e capacidade para salvar (Hb 7.25), Ele quer nos salvar e é o único que pode fazer isso.
O que o homem deve fazer para ser salvo?
Muitos acham que é através da obra meritória, mas de fato é através da obra da fé, mas resumindo alguns para seriam: Ouvir a palavra de Deus com Fé, quebrantar o coração, aceitar o convite de Jesus pela fé e permanecer firme nesta mesma fé.
A graça , o