psicopedagogia
Tema de Abril - Jogos e Brincadeiras
Brincar é muito importante. Através da brincadeira as crianças aprendem e se desenvolvem muito. Os jogos originam sorrisos, cócegas, alegria entre adultos e crianças, aumentando a cumplicidade e compreensão. Para se desenvolver de forma harmoniosa nos planos sensorial, psicológico e motor, a criança tem necessidade de brincar. Daí a importância da escolha dos brinquedos que devem ser adaptados à fase de desenvolvimento em que a criança se encontra.
Um bom brinquedo deve reunir as seguintes características.
• Ter em conta o seu destinatário e ser adequado aos seus gostos, grau e perfil de desenvolvimento, por exemplo; uma criança calma; uma criança que tem pouco contato com outras tem necessidades de desenvolvimento diferentes de uma criança com uma vida social mais ativa;
• Não deve “fazer tudo” no lugar da criança, mas sim, fomentar a criatividade, ou seja, dar a ela todo o espaço para agir, conhecer e imaginar a partir do objeto;
• Ser versátil, isto é, evoluir e oferecer vários modos de ação, consoante ao estado de espírito da criança e evolução do seu desenvolvimento.
Ser sólido, resistente e especialmente seguro
Finalmente, o melhor brinquedo é aquele em que os pais /responsáveis e/ou educadores dedicaram seu tempo e amor para interagir com a criança, por isso, fabricar os brinquedos e criar novas brincadeiras pode ser uma opção melhor do que comprar.
A brincadeira possibilita a criatividade, o desenvolvimento, o raciocínio lógico, a participação, a alegria e a descontração na construção espontânea do conhecimento. No brincar, as crianças exploram, perguntam e refletem sobre a realidade na qual vivem desenvolvendo-se psicológica e socialmente.
Fonte-