Psicopedagogia
O índio como elemento sempre na cultura brasileira demanda uma série de reflexões sobre nossos problemas sociais e ambientais, bem como a nossa consciência nacional no que se refere a preservar esta cultura que para muitos é uma mera historinha de trancoso.
O tema em destaque, o índio, visa promover o desenvolvimento de uma consciência crítica, sabedores da sua atuação como sujeitos dessa história.
A proposta do projeto interdisciplinar é difundir a história do povo indígena, apresentando além da riqueza cultural o papel do indígena como historiador de nossa nação.
Desta forma, o papel do professor é o de mediador, estimulador, instigando descobertas e produções, pois trabalhar com projetos implica ensinar de um modo diferente, levando em consideração o modo como as crianças aprendem e a melhor maneira de possibilitar a elas diversos tipos de interações e experiências.
Objetivos:
Conhecer e refletir sobre a história dos índios, analisando os hábitos e costumes herdados pelos indígenas, respeitando e valorizando sua cultura com a finalidade de construir a cidadania numa sociedade pluriétnica e pluricultural.
Desenvolvimento:
Propostas de atividades que trabalharão os temas transversais: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Cidadania. * Pesquisas * Recortes e colagens * Data show * Mural * Cartazes * Dramatização * Exposição * Músicas * Coreografias * Maquetes * Produção de textos com temas reflexivos.
Propostas de Atividades
GEOGRAFIA:
Localizar em mapa ou globo terrestre pontos do território nacional onde ainda vivem tribos indígenas;
Comparar o modo de vida dos índio de outras regiões com o modo de vida dos índios que ainda habitam a floresta amazônica.
HISTÓRIA:
Reconhecer os modos de vida dos índios, sua cultura, sua alimentação, formas de trabalho e sobrevivência; Refletir e opinar sobre o papel do índio na formação da nação brasileira.
LÍNGUA PORTUGUESA:
Levantar o vocabulário usado