Cinco princípios para tirar o máximo da ti
HENDERSON, J. C., VENKATRAMAN, N. Cinco princípios para tirar o máximo da TI. In: T. H. Davenport, Marchand, D. R., Dickson, T. (Ed.). Dominando a gestão da informação. Porto Alegre: Bookman, 2004. p.175-183.
ANÁLISE DO TEXTO
Através de uma nova abordagem de gestão adequada à era da informação, os produtos e serviços serão cada vez mais carregados de informação e ligados por redes de comunicação e de dados. O advento da internet permitiu aos clientes o acesso a mais informações sobre os produtos e serviços, possibilitando escolhas mais conscientes.
Como exemplos de produtos incrementados pela TI podem ser citados os eletrodomésticos (refrigeradores, TV’s, etc.) ligados a redes domésticas, brinquedos com tarefas ampliadas por meio de computadores agregados, veículos ligados a redes de satélites e a centrais de serviços, entre outros.
Já o setor de serviços pôde experimentar com a internet uma nova arena para a comunicação. Vendedores de carros, lojas de móveis e eletrodomésticos, livrarias, profissionais liberais, etc. passaram a poder anunciar e negociar direta ou indiretamente pela rede.
A TI possibilita a mudança nas competências empresariais, levando à criação de novos modelos de negócio. Como exemplo, a migração do espaço físico para o virtual permite o contato em tempo real com equipes e clientes.
Outra transformação proporcionada pela TI nos processos é a incorporação do conhecimento mais rapidamente, por meio do processamento em tempo real da informação. Possibilita-se o aperfeiçoamento da comunicação e mudanças em cadeias produtivas, de suprimentos e logísticas.
As organizações, por meio de seus gerentes, devem ter consciência quanto à transformação proporcionada pela TI, no que se refere às pessoas. As estruturas tradicionais hierárquicas não permitem o amplo compartilhamento de informações e conhecimentos. É preciso incentivar espaços de convívio e troca entre as pessoas, seja real ou